CONTRA

Download do manual
ativista para a eficiência energética. aqui.

Recomendarias esta auditoria a outra pessoa?
sim:100% não:0%

Os participantes receberam uma tomada de medição de consumo energético inteligente, que ligadas a um eletrodoméstico em estudo permitia saber, em tempo real, qual o seu consumo. Para além disso, a aplicação registava o valor total da energia consumida, para uma janela temporal definida pelo utilizador.

Ao receber a tomada, o aluno comprometia-se a devolvê-la no período de um mês, durante o qual deveria fazer a auditoria energética aos eletrodomésticos que considerasse pertinente avaliar. Foram também realizados inquéritos aos alunos participantes, onde se questionava sobre a pertinência do projeto, na medida em que todos os participantes recomendariam a auditoria energética; a inércia à alteração dos hábitos de utilização dos aparelhos auditados; e a adequabilidade da duração da auditoria.

Consideras que o tempo de utilização da tomada que te foi alocado foi suficiente?
sim:84,2% não:15,8%

Durante o período de utilização das tomadas inteligentes, houve alguma alteração na utilização dos teus electrodomésticos?
sim:26,3% não:73,7%

Para além das respostas de escolha múltipla, os participantes foram ainda convidados a partilhar mais sobre a sua experiência de auditoria. Das respostas obtidas foi possível identificar a margem de melhoria que existe em cada lar, na medida em que os resultados obtidos quase sempre surpreendiam o auditor.

“Arca frigorífica. Tendo um consumo passivo (sem darmos conta), gasta quase 1/4 da energia consumida em minha casa.”

“Router de internet. Pensava que o consumo seria só da luz que está sempre ligada, contudo o consumo foi muito mais elevado.”

“O meu carregador de telemóvel. Porque percebi que mesmo não estando em utilização, só por estar ligado à tomada, já está a gastar eletricidade.”

A recolha de informação aos participantes no projeto foi realizada maioritariamente através do website, associado ao processo de registo na plataforma www.docontra.pt, onde era incentivada a partilha de experiências.

Dicas dos participantes

1. Substituir lâmpadas fluorescentes por lâmpadas LED.

2. Substituição de aparelhos como a máquina de lavar loiça, frigoríficos, micro-ondas, aquecedores elétricos e televisão por outros mais eficientes.

3. Desligar o carregador do computador portátil da tomada quando a bateria estiver totalmente carregada.

4. Desligar os carregadores de telemóvel após o carregamento.

5. Reduzir o tempo no chuveiro.

6. Desligar todos os aparelhos quando não estão a ser usados.

7. Desligar o router do wi-fi todas as noites e quando ninguém está em casa.

ver mais?

faz download do manual do ativista para a eficiência energética. aqui.